Sites Grátis no Comunidades.net

 SÓ PEDAGOGIA



Total de visitas: 49351
MEUS TRABALHOS

PEDAGOGIA HOLÍSTICA -UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO

Monografia escrita no Curso de Especialização em Gestão Escolar/ 2005

http://www.monografias.brasilescola.com/pedagogia/pedagogiaholistica-um-novo-olhar-na-educacao.htm


Melhorando à qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais através de terapias complementares

Você acessa a monografia completa no site abaixo. Vale conferir!

http://br.monografias.com/trabalhos2/terapias-complementares/terapias-complementares.shtml

 

 


 

e-ProInfo

Ambiente Colaborativo de Aprendizagem 

 SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 Salas de Leitura- desenvolver o gosto pela leitura através da utilização das Mídias

Trabalho apresentado ao Curso: Mídias na Educação – Ciclo Básico da e-ProInfo e FURG – Ambiente Colaborativo de Aprendizagem.

Projeto Final -2008

Orientador: Prof. Carolina Larrosa de Oliveira

 

 

 

 

 

 RESUMO:

 

A escola representa na maioria das vezes a única oportunidade da criança estar em contato com o livro e a literatura. É necessário, portanto propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e crenças. É também estar aberto a multiplicidades de informações culturais. Atualmente as mídias fazem parte do nosso cotidiano de maneira muito mais constante que possamos ter consciência, e por isso precisamos, enquanto educadores utilizá-las de maneira a favorecer o aprendizado de nossos alunos, de forma que a intenção do uso esteja claro para ambos. Analisando todos esses pontos foi elaborado o projeto de Salas de Leitura, como objetivo de promover uma Política Pública de promoção de leitura e formação de leitores. Esses espaços são dedicados ao aprimoramento de conhecimento e à troca de experiências em torno da leitura, escrita, literatura e cultura. Ele também é um convite à leitura do rádio, do jornal, da TV, do computador, do próprio livro, entendendo o exercício da leitura e da produção textual como práticas que se dão dentro e fora da escola. As ações são desenvolvidas a partir de projetos elaborados de acordo com a realidade de cada unidade escolar, considerando as diretrizes gerais da Proposta Político pedagógica das escolas. Serão realizados como atividades oficinas literárias, empréstimos de livros, sarau literário, produção de blog literário, com atividades desenvolvidas pelas turmas entre outras atividades. Para o bom desenvolvimento das atividades, utilizaremos as mídias como ferramenta pedagógica, para enriquecer as aulas e despertar o interesse do aluno para a diversidade de linguagens. Esperamos com esse projeto não só promover uma política pública, mas também ampliar o universo de nossos alunos em relação a multiplicidades de informações e tecnologias e as Salas de leitura promovam a leitura, literatura e cultura para toda a comunidade escolar.

 

Palavras chaves: Leitura, Salas de Leitura, Mídias, Educação.

 


 Perportagem sobre as Salas de Leitura

"Para Desenvolver o gosto pela leitura´

Leia o arquivo no site o do Jornal o Riossulense.

 http://www.adjorisc.com.br/jornais/oriosulense/noticias/index.phtml?id_conteudo=149356

 


 Blog Minhoca na Cabeça

 http://www.minhocanacabeca.com/index.php?pg=noticias&categoria=22&inicio=60

30 de Maio de 2008 às 09:15

Por: Aldo Nestor Siebert

Educação
Veja outras notícias relacionadas a Educação

Primeira Sala de Leitura será inaugurada no sábado

O Centro Educacional Guilherme Butzke, no bairro Rainha será a primeira escola de Rio do Sul a receber o novo projeto de salas de leitura. A inauguração do ambiente será no próximo sábado (31), às 9 horas, como parte dos eventos de comemoração dos 20 anos de fundação do Centro Educacional. Uma exposição de trabalhos dos alunos também será realizada alusiva à data.
As salas de leitura levam o nome de "Portal do Conhecimento". O projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Educação para readequar os espaços das bibliotecas escolares existentes, possibilitando um espaço diferenciado para estudantes aproveitarem os livros como fonte de conhecimento.
Segundo a Secretária de Educação, Astrid Helga Dyck, esses espaços de formação convidam os alunos a vivenciar a literatura e o seu encontro com várias linguagens como: leitura do rádio, do jornal, teatro, informática e vídeos. "Dentre as atividades desenvolvidas teremos encontros com escritores, rodas de leitura, varal literário, empréstimos de livros, criação de clubes do livro e leitura, concurso de poesia e exposições culturais", lembrou Astrid.
Ainda neste ano serão inauguradas mais quatro salas de leitura, dentre elas as dos centros educacionais Roberto Machado, Willy Schleumer, Prefeito Luiz Adelar Soldatelli e Ricardo Marchi.

Clóvis Eduardo Cuco - Departamento de Comunicação

Meu comentário: Parabéns. Sem dúvida uma brilhante e importante iniciativa de Secretaria Municipal de Educação.
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net